Clínica da Alma

Atendimento terapêutico e aconselhamento pastoral

Foto ilustrativa da notícia em destaque

Ilustração: Clínica da Alma Igreja do Nazareno de Sousas

Foto ilustrativa do autor da notícia Por: Pr. Eduardo de Oliveira Penido
preduardo@nazarenosousas.com.br


A Clínica da Alma, como é carinhosa e popularmente conhecida na Igreja do Nazareno de Sousas, existe desde 2014 e surgiu da percepção de que muitas das pessoas que frequentam as igrejas tem sérios problemas emocionais, marcas profundas do passado, traumas não resolvidos, fobias, aversões, falta de perdão, raiva, ódio e feridas interiores que podem e devem ser aliviadas, tratadas e CURADAS.


O objetivo da Clínica da Alma é ajudar no tratamento de traumas e conflitos da alma, bem como promover a libertação das pessoas através da ciência e da conscientização da Palavra de Deus. É, portanto, um tratamento terapêutico científico e acima de tudo, cristão.


Os profissionais voluntários da Clínica da Alma são pessoas com formação acadêmica em suas respectivas áreas, sendo:


Psicanálise e aconselhamento pastoral:
Pr. Eduardo de Oliveira Penido: Bacharel em Enfermagem e Bacharel em Teologia, com extensão em Psicanálise.


Psicologia:
Dra. Patrícia França: Bacharel em Psicologia.


Tentaremos colocar abaixo, através de explicações simplificadas, as melhores definições para as atividades de Psicanalista, Psicólogo e Aconselhamento Pastoral, que a Clínica da Alma se dispõem a dar ao público em geral:


O PSICÓLOGO tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, etc...


O PSICANALISTA é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.


O ACONSELHAMENTO PASTORAL pode ser definido como “atos de auxílio, feitos por cristãos típicos, voltados para cura, amparo, orientação e reconciliação de pessoas com problemas que surgem no contexto de significados e preocupações básicas” sendo uma função reparadora, necessária, quando o crescimento das pessoas é seriamente comprometido ou bloqueado por crises. O aconselhamento pastoral se alicerça nas Escrituras e tem como elementos base a pessoa do conselheiro, a Bíblia e a orientação do Espírito Santo, sem o qual este não se processa.


Atendemos gratuitamente todas as quintas-feiras, das 08:00 h às 09:30 h nas dependências da Igreja do Nazareno de Sousas e utilizamos a metodologia de terapia em grupo. Caso seja necessária alguma terapia individual, esta será indicada pelo profissional responsável pelo atendimento e previamente agendada em consultório particular.


Para esclarecimento de dúvidas ou agendamento, você poderá ligar para (19) 3258-3311 ou ainda, pelo WhatsApp 55-19- 99220-0560. Gostaríamos de incentivá-lo a nos procurar, não deixe para amanhã aquilo que hoje pode ser resolvido. A Igreja do Nazareno de Sousas está de portas abertas para ajudar você e sua família. Que Deus o abençoe.