Quem Somos

A Igreja do Nazareno (em inglês: Church of the Nazarene) é uma denominação cristã protestante surgida nos Estados Unidos na década e derivada do Movimento de Santidade do século XIX, sendo a maior denominação a ter como base os princípios do Wesleyanismo e do Metodismo. Possui cerca de 2.441.372 de membros no mundo todo, conhecidos como "Nazarenos", em 29.945 templos espalhados pelo mundo.

No Brasil são 93.577 membros, sendo 24.565 somente na região Sudeste (Campinas e cidades vizinhas), distribuídos em 58 igrejas, segundo estatística anual oficial da Igreja do Nazareno nos Estados Unidos.

A principal missão da Igreja do Nazareno é a pregação do Evangelho através do envio de missionários a várias regiões do mundo, respondendo à Grande Comissão de Jesus Cristo. O processo missionário da denominação ocorre através do "evangelismo, educação, compaixão e trabalho pela justiça", entre outros.

A grande maioria dos Nazarenos encontram-se nos Estados Unidos, Moçambique e Brasil, sendo estes os países com o maior número de templos e Missões Nazarenas.


Igreja do Nazareno no Mundo

Fundada no estado do Texas, a Igreja do Nazareno está sediada na cidade de Lenexa, Kansas, desde 2008. A Casa Nazarena de Publicação, editora própria da denominação, localiza-se na cidade de Kansas City, no estado do Missouri, desde sua fundação em 1912.

A Igreja do Nazareno é o resultado das fusões de várias igrejas de santidade. A mais proeminente destas fusões teve lugar nas chamadas Assembleias Gerais ocorridas em Chicago e em Pilot Point entre 1907 e 1908, que resultaram na criação da Igreja Pentecostal do Nazareno.


Primeira Assembleia Geral

A primeira Assembleia Geral da Igreja do Nazareno ocorreu em Chicago entre 10 e 17 de outubro de 1907 e consistia em duas congregações distintas: a do Leste e a do Oeste americano. O grupo do Oeste constituía a igreja fundada em 1895 em Los Angeles por Phineas F. Bresee, um presbítero metodista e por Joseph Widney, um médico e dirigente da University of Southern Califórnia. O grupo do Leste estava associado às Igrejas Pentecostais.

O nome escolhido para a denominação religiosa foi Igreja Pentecostal do Nazareno e Phineas F. Bresee e Hiram F. Reynolds foram eleitos os primeiros Superintendentes Gerais.


Segunda Assembleia Geral

A segunda Assembleia Geral teve lugar em Pilot Point, no Texas. A Holiness Church of Christ, fundada em 1894, se fundiu com a Igreja Pentecostal do Nazareno e organizaram a assembleia em 13 de outubro de 1908, formulando a atual igreja.

A nova Igreja do Nazareno começou com 10.034 membros, 228 congregações, 11 distritos e 19 missionários.


Mesmo antes da fusão em outubro de 1908, as congregações ligadas à Igreja do Nazareno tiveram a ideia de expandir a igreja por todo o mundo. A primeira região a receber missionários da Igreja do Nazareno foi a Índia em 1898 com o apoio da Associação de Igrejas Pentecostais da América. E em 1908 já havia templos na Suazilândia, Cabo Verde e Japão seguidos por templos na África Central, México e China. Também em 1915 foram criadas igrejas nazarenas na América Central e América do Sul.

O Superintendente Geral Reynolds defendeu "essa missão para o mundo" e apoiou a evangelização mundial, uma característica marcante da denominação. Com o emprego de novas tecnologias a Igreja começou os seus programas de rádio na década de 1940 como, por exemplo, "Showers of Blessing" nos Estados Unidos e "La Hora Nazarena" no mundo hispânico.

Em 1958 um total de 19% de membros nazarenos viviam fora dos Estados Unidos. Em 1981, já era de 28% o número de membros estrangeiros e em 1991 o número de membros já ultrapassava 1 milhão espalhados pelo mundo, dos quais 43% deles vivem fora dos Estados Unidos. Em 2009, 64% dos membros da Igreja e 80% das congregações Nazarenas, ou seja, 429 distritos estão fora dos Estados Unidos.

Até o presente momento, diversos países continuam aderindo à Igreja do Nazareno. Anualmente também ocorrem milhares de conversões e batizados ao redor do mundo. Clique AQUI para obter informações mais recentes e detalhadas sobre a Igreja do Nazareno no mundo, sua organização e seus Fundamentos.


Vídeo: História da Igreja do Nazareno no Mundo


Igreja do Nazareno no Brasil

A chegada do Dr. Earl Mosteller ao Brasil para implantação da Igreja do Nazareno foi em 1958.

O primeiro culto nazareno no Brasil aconteceu no dia 12 de outubro de 1958 com 12 pessoas presentes. Após os primeiros anos de trabalho foi oficialmente organizada a primeira igreja do nazareno do Brasil: a Igreja do Nazareno Central de Campinas com sua reunião da junta no dia 22 de agosto de 1962, e recebido como seu primeiro pastor o reverendo Ronald Denton.

O mês comemorativo do aniversário em honra aos que primeiro chegaram foi o mês de outubro, assim a igreja celebra este ano seu 48º aniversário.

Em 1963, inicia seu chamado pastoral, aquele que é por anos a fio o grande líder e impulsionador da Igreja do Nazareno no Brasil, Pr. Lázaro Aguiar Valvassoura. Sob sua liderança a Igreja teve um crescimento sem precedentes, sendo uma das maiores do Brasil.


Vídeo: História da Igreja do Nazareno no Brasil


Igreja do Nazareno em Sousas

"Em 1999 o Sr. Sérgio Roberto dos Santos e a Sra. Márcia dos Santos, membros da Igreja do Nazareno Central de Campinas e moradores do distrito de Sousas, procuraram o Pr. Alexandre Antônio Zanatta, pois realizavam estudos bíblicos em sua casa e tinham o desejo de iniciar uma igreja do Nazareno no distrito.

Então o sonho tornou-se realidade: no dia 26 de dezembro de 1999, reuniram-se em uma oficina mecânica, do Sr. Sérgio Alves da Silva, na Vila Santana, para realização do primeiro culto de ação de graças.

No dia 30 de janeiro do ano 2000 o casal Walter Antônio Ferratelli e Edneia Ferratelli cedeu o espaço de sua residência para realização dos cultos semanais aos domingos e posteriormente, discipulados, que aconteciam às quartas-feiras e eram ministrados pelo Pr. Alessandro Polônio.

A igreja começou a crescer e o espaço tornou-se pequeno. No dia 15 de julho de 2000, inaugurou-se a Igreja do Nazareno em Sousas, à rua Cabo Oscar Rossin, em frente ao Banco Itaú. No mesmo dia aconteceu o primeiro batismo, sendo então realizado em uma escola de natação.

No dia 18 de agosto de 2001, o Pr. Lázaro Aguiar Valvassoura realizou o culto de constituição da Igreja do Nazareno de Souzas e Joaquim Egídio, na Avenida Antônio Carlos Couto de Barros, nº 405 e foram recebidas como membros fundadores, 84 pessoas entre homens e mulheres. A igreja seguiu crescendo em número de membros e também em ministérios.

Presentemente, a igreja do Nazareno de Sousas, completou 14 anos de existência, desde sua constituição inicial e já conta com mais de 800 membros cadastrados. Esta, como muitas outras Igrejas do Nazareno, continuam escrevendo suas histórias pelo mundo, para que o reino de Deus seja anunciado."


Vídeo: História da Igreja do Nazareno em Sousas